quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os homens que lavam a louça

Cresci entendendo que mulheres tinham que fazer coisas como lavar, passar, cozinhar, costurar, cuidar dos filhos, ser esposa, enfim essas funções, e que os homens deveriam trabalhar, carregar coisas pesadas, ser gentis, abrir e fechar porta de carro, pagar a conta, ser um protetor, (nunca aceitei, mas fazer o que?, família é família), mas as coisas mudaram (ainda bem). Meu pai sempre foi muito severo, do tipo cara fechada, nunca falou muito (como todos os homens), quando falava, muitas vezes era para chamar nossa atenção (sempre fomos crianças bem levadas, do bem!) e só depois de muito tempo é que voltávamos a abrir nossa boquinha (de medo), deixei particularmente de apanhar aos 12 anos, isso marcou o inicio da minha adolescencia, que inclusive sai recentemente, e foi muito tranquila, sem muitas rebeldias. Lembro de uma época que minha irmã caçula precisou fazer uma cirurgia no abdomem, devido a grandes nódulos que foram encontrados, descobertos por nós mesmos, minha irmã deitava no chão da casa, e víamos os nódulos aparecerem, então imediatamente a levaram para fazer exames, minha mãe foi ficar com ela no hospital, foram dias de intensa saudade, mas nos surpreendemos com nosso pai, como não podíamos fazer os serviços de casa, por sermos crianças, ele passou a lavar, passar, cozinhar, (ele fez varias vezes bolinhos para nós) enfim exercia seu papel de pai, não mais aquele papel que conhecíamos. Comecei a ver meu pai de forma diferente e especial, e até hoje ele de vez em quando lava louças, do nada, sem que precise atender o pedido de alguém, ele simplesmente lava, e continuo o admirando por isso, são nos pequenos atos que ele se revela um grande homem. No entanto ele não fazia essa gentileza somente com os filhos, sempre tratou minha mãe muito bem, e foram poucas as vezes que brigaram, brigas que se resolviam logo, um sempre se apoiou no outro, sempre os vejo como cúmplices, de algo que não faço ideia do que seja ainda. Homens que lavam louça!

Então essa frase cabe para o meu pai: O maior presente que um pai pode dar aos filhos é amar a mãe deles.

(Gostaria de contar fielmente algumas coisas, mas não lembro muito bem, também não sou muito boa em colocar os fatos, me perdoem, espero que entendam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário